Diário de Viagens e Trabalhos do Pajé

São Paulo Rio de Janeiro Guarapari em Março/2009

Objetivo: Viajar durante as férias  de São Paulo à Guarapari pelo litoral.
Data: 09 à 15 de março de 2009 
Motivação: Viagem com os amigos Carlos Eduardo e  Daniel Terni pelo litoral carioca e capixaba para curtir o fim das férias. Já fazia tempos que estávamos combinando essa viagem e esse foi o principal motivo.

Itinerário e detalhes da viagem

  • São Paulo – SP
    • São Paulo - SP
    • São José dos Campos - SP
    • Aparecida - SP
    • Cachoeira Paulista - SP
    • Queluz - SP
    • Resende - RJ
    • Rio de Janeiro - RJ
    • Niterói - RJ
    • Rio Bonito - RJ
    • Cabo Frio - RJ
  • Arraial do Cabo - RJ
    • Cabo Frio - RJ
    • Casimiro de Abreu - RJ
  • Rio das Ostras – RJ
    • Macaé - RJ
    • Campos dos Goytacazes - RJ
    • Itapemirim - ES
    • Iconha - ES
  • Guarapari – ES
Distância Percorrida (2 trechos) 2207,20 Km
Tempo aproximado de viagem (por trecho) 11 hora(s)
Gasto aproximado de Pedágio (por trecho) R$ 50,00
Combustível necessário (por trecho) litro(s) não Calculados
Gasto estimado na viagem R$ 600,00

Diário do motociclista

Dia 09/03/2009, por volta de 8hs da manhã e inicio das minhas férias de fato, sai da minha residência em SP com o objetivo de chegar em Guarapari-ES.
A proposta de fato era sair de SP, passar por Mogi das Cruzes para me encontrar com alguns amigos, Carlos e Daniel (Perni), e visitar as cidades de Arraial do Cabo-RJ, Rio das Ostras-RJ e chegar finalmente até Guarapari-ES. Tudo isso em 1 semana, pois domingo dia 15 o Iron Maiden, banda inglesa que sou fan de carteirinha, tocaria não Brasil. Imperdível...
Um detalhe fundamental nessa viagem é que o Carlos e Pernil estavam de carro, ou seja, além de bons amigos ainda tive direito a carro de apoio.

Entre 9hs e 10hs já estava em Mogi com o pessoal, abastecendo o Carro a Motocicleta, enchemos o cooler de cerveja, compramos algumas porcarias para mastigar e com tudo arrumado, partimos em direção ao Rio de Janeiro.

Voltamos até a Ayrton Senna, depois Presidente Dutra, parada para fotos na divisa de São Paulo com o estado do Rio de Janeiro e iniciamos a descida pela Serra das Araras. Passamos pelo Rio de Janeiro bem rápido e não fizemos parradas. Fomos direto para a ponte Rio-Niterói, quase nos perdemos, e seguimos para a região dos lagos, mais precisamente Cabo Frio-RJ. Passamos por Cabo Frio já era noite e chegamos até Arraial do Cabo-RJ.

A proposta também contemplava acampar todos os dias, com exceção nas cidades onde não fosse possível ou não tivesse estrutura para tal. Enfim, como já tínhamos programado e feito um levantamento dos camping's, foi fácil. Chegamos ao Camping Clube do Brasil RJ-05, lá nos instalamos, bebemos um pouco para relaxar da viagem que durou o dia todo e logo dormimos para acordar relativamente cedo no dia seguinte.

No dia 10 acordamos cedo por conta do calor dentro da barraca. Acampar foi ótima ideia, pois acordamos cedo todos os dias, ai tomamos café da manhã e saímos em busca de um passeio de barco onde fosse possível conhecer um pouco da região. Mais ou menos 1h aguardando o barco sair e lá vamos nós. É impossível não gostar da região dos lagos. Um lugar maravilhoso, praias de água cristalina, natureza bem preservada e sem contar que estávamos fora de temporada, o que torna o passeio mais tranquilo. Foi sensacional.

O barco partiu. Primeira parada na Praia do Farol que não tem estrutura alguma, logo é super preservada, visitamos uma gruta, essa foi sorte pois como nosso barco era menor ele entrava na gruta e já os maiores tiveram que se contentar em ver de longe. Passamos por paisagens lindas até chegar na próxima praia, a prainha, essa já com mais estrutura com locais para comer e Praia do Forno, onde ficamos no quiosque para voltarmos caminhando. Já tarde, voltamos para o camping, banho, janta, passeio pela cidade e cama.

Inicia-se o novo dia e como dormimos tarde, acordamos tarde. Almoço e passeio novamente pelas praias, cidade e durante a noite, jantar mais requintado com a galera para animar e relaxar.

Dia 12, partimos rumo a cidade de Rio das Ostras-RJ. Chegamos por volta de 12hs e fomos direto para a praia. Na realidade ao quiosque onde consumimos algumas latinhas e várias porções de frutos do mar. Visitamos alguns pontos da cidade, um banho de mar com fortes ventos, logo bastante agitado, e saímos em busca do camping indicado pela secretaria de turismo local. Camping encontrado, barracas montadas e uma visita até a cidade para jantar e curtir. O dono do camping é completamente maluco, melhor deixar para lá. As praias de Rio das Ostras não eram tão bonitas quanto as de Arraial, porém a diversão foi muito boa.

No outro dia, 13/03/2009, saímos tarde e logo chegamos tarde em Guarapari-ES no Camping Clube Brasil ES-01, última cidade pelo nosso projeto. Dia 14/03/2009, foi quiosque na veia e diversão a valer como sempre. Ficamos por ali mesmo, próximo ao camping, depois fomos até a cidade conhecer um pouco mais do local, a noite música, petiscos e bebidas. Fui dormir logo por volta das 0h porque no dia seguinte sairia bem cedo para São Paulo-SP.

Dia 15/03/2009, saí bem cedo conforme programado para chegar em SP e descansar, a final à noite seria regada ao bom e velho Heavy Metal do Iron Maiden.

A viagem foi boa, as estradas, embora a BR-101 e Presidente Dutra com trafego intenso, estavam bem conservadas e não tive problemas. Uma coisa que não posso deixar de cita é: Quando estávamos indo para Guarapari-ES, tinha deixado algumas coisas no carro e logo a grana estava junto. Os caras passaram pelo pedágio e fiquei sem grana para pagar... hahahaha. Tive que contar as moedinhas que tinha jogadas nos bolsos da jaqueta e ainda ficou faltando mais ou menos 40 centavos. Ainda bem que a mulher da cabine deixou passar e pagou do bolso.... que vergonha... :-p

Outra coisa foi o retorno super cansativo. Tive que parar várias vezes para descansar e até tirar um cochilo rápido. Fui um passeio divertido e agradável. Ainda pretendo voltar com mais tempo mas vou ficar pela região dos lagos que é maravilhosa.

Equipamentos e Acessórios utilizados:

- Alforjes
- Mochila simples
- Rede Extensora (Aranha)

Ferramentas
- Kit de ferramentas
- Kit instantâneo de reparo de pneus

Segurança
- Jaquetas de couro
- Calças de Jeans
- Luvas de couro
- Capacete fechado
- Capa de chuva


Veja a galeria de fotos completa desta viagem:

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Leave a comment


*

Sem trackbacks