Diário de Viagens e Trabalhos do Pajé
11mai/1015

Higienização de capacetes

Já faz algum tempo que ensaio para limpar meus capacetes, que são 3 e não é uma tarefa muito divertida realizar essa higienização, desmontei 2 deles mas já faz 1 semana e não lavei ainda.

Hoje um dos companheiros da Lista Moto & Amizade, para ser mais direto o amigo Mário Sérgio, postou dicas de como realizar a higienização que considerei muito interessante e acho importante compartilhar.

Além do procedimento de higienização, dicas de como conservar seu capacete limpo e protegido por mais tempo. Seguem as dicas para a limpeza dos capacetes:

A Higienização:

- Primeiramente retire todo o forro do capacete;
- Prepare uma solução de duas colheres de sopa de vinagre tinto (ou bicarbonato) para cada 500ml de água. Deixe por meia hora mergulhado os forros do capacete. Você vai notar que sairá bolhas, é sinal dos fungos, do mau cheiro e uma poeira cinza que é a aglomeração de ácaros;
- Depois lave com sabão em pó OMO. Porque OMO? Por que dissolve totalmente na água e não deixa resquícios do tensoativo comum nos sabão em pó. Mas ATENÇÃO: Não esfregue nem comprima muito as espumas (não torcer), elas podem perder a capacidade de amortecimento. Enxague com amaciante de roupas;
- Deixe secar na sombra, e depois de seco, levar ao sol por um bom tempo;
- Monte o capacete.

Dicas:

- Sempre use balaclava de material absorvente. Ela absorverá quase todo o suor além de ser fácil lavar. É bom ter mais de duas para revesar;
- Use sempre um bom shampoo e condicionador para lavar os cabelos, mantém os ácaros e fungos sob controle;  (acho que a cuecada não vai adotar essa)
- Sempre que possível, deixe o capacete em lugar ventilado com a visera aberta e dê banhos de sol constantes;
- Nunca empreste seu capacete;  (Esse é difícil heim)
- Tenha sempre dois capacetes de uso pessoal, e de boa marca;
- Tenha uma bolsa de capacete, para guardar quando não estiver usando; (tenho mas confesso que nunca usei para tal);
- Quando retirar o capacete e estiver úmido do suor, deixe no sol para secar;
- Compre aqueles sachês de anti-mofo, que absorvem a humidade, e deixe para algumas horas o capacete emborcado e abaixo o sachê; (Difícil também não???)
- Proteja a viseira com filme plástico de cozinha, não haverá problemas e poderá usar o capacete com este filme fixado na viseira. Isso protege de riscos e sujeira, bastando trocar quando necessário, é chamado de Tear Off de pobre.

Uma dica do Pajé é utilizar cera de polimento, essas de pintura automotiva, na viseira. Além de proteger, ajudar a espalhar a água nos dias de chuva.

Até a próxima.

Comentários (15) Trackbacks (0)
  1. Adorei! Já vou tomar nota das dicas pra poder colocar em prática. Sabe como é, sou totalmente leiga nessas coisas! rs….
    Beijocas!

  2. Legal essas informações, irei passar para o meu namorado que insiste em lavar os capacetes com O MEU Shampoo! Acaba com tudo! e o cheiro estranho continua ali, passando do capacete pro nossos cabelos.

  3. Hehehe. Lavar com shampoo é uma boa mas para eliminar todo o odor tem que fazer esses procedimentos chatos mesmo.
    Obrigado pelo comentário.

  4. oiee amigo , abri recentimento uma loja de higienização de capacetes
    higienizo seu capacete em 20mins .deixo todo limpo sem desmontar.mais informações entre em contato com esse e-mail . fico a disposição

  5. Oi Mariane.
    Deixei ai suas informações de contato como endereço e telefone para que possamos entrar em contato.
    Abraços e obrigado pelo comentário.

  6. GOTEI MUITO DESSA INFORMAÇÃO,ESTOU PRECISSANDO DE MAIS PARA MIM APEFEISUAR MAIS SOMBRE LIMPEZA DE CAPACETES.ESTOU AQUARDANDO RESPOSTA PELO EMAIL.

  7. OBRIGODO PAJÉ SUAS INFORMAÇÃO E OTIMA

  8. Eu lavo pelo menos ha cada dois meses, e pra ficar limpor por mais tempo uso todos os dias o tiracheiro da lata azul, que deixa limpo, não molha o capacete e de quebra deixa um cheirinho bom, recomendo.

  9. Salve Diego.

    Já usei alguns spray desodorizante e sempre tenho um em casa para borrifar de tempos em tempos. Como você mesmo disse, deixa um cheiro agradável e de quebra combate os fungos.

    Abraços.

  10. Bom dia!
    Sou do Ceará e etou fazendo uma pesquisa para ver a possibilidade de abrir uma empresa especificamente para higienização de capacetes, Gostaria de está revebendo dicas de empresas já existente como por exemplo: a empresa da Mariane, que já tem sua empresa.

  11. Muuito boas essas dicas…. principalmente a do filme plastico na viseira! vivo arranhando e por isso tenho que trocar sempre.

  12. Olá Pajé, Mariane, Toomaz Sobrinho e outros Amigos … Caso possam me passar dicas sobre empresas de higienização de capacetes Eu agradeço !!! As dicas acima foram ótimas tb, no caso das empresas é que na minha região não existem, ok ???

  13. Lavo capacetes profissionalmente. O maior problema que existe é o perfume que se deixa dentro do capacete.

    Omo, amaciante, odorizante… Sempre tem alguém que não quer esse perfume. Mas olhando pelo prisma desse cliente que quer o capacete limpo e sem cheiro até entendo. O sujeito vai pra balada, coloca o seu perfume importado e quando chega perto do ouvido da menina tá cheirando a Mon Biju… Sem chance né ?

    Enfim, até achei a solução, espero poder compartilhar e trocar idéias. 63 3212 2022. Abraços !!!

  14. Boa tarde

    Gostaria de saber os contatos para realizar a higienização do meu capacete.

    Att.
    Ana Paula

  15. Boa tarde Ana.

    Não tenho conhecimento de locais que façam esse tipo de trabalho. Somente utilizei algumas dicas que consegui pesquisando e minha experiencia de limpeza dos meus capacetes neste post.

    Abraços.


Leave a comment


*

Sem trackbacks